top of page
  • Foto do escritorPlay in Company

Play in Company utiliza a metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® para desenvolver competências e tornar o a


A Play in Company, responsável por trazer oficialmente a metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® ao país, está utilizando a ferramenta para capacitar mais de 250 profissionais da área de Serviços a Clientes e Parceiros da Raízen, a fim de tornar o atendimento ainda mais empático e humanizado.

O treinamento é um dos processos que está sendo utilizado para que a jornada de ‘Humanologia’ da empresa seja compreendida e praticada por todos, de dentro para fora.

Jornada de Humanologia no Atendimento ao Cliente Raízen promovida pela Play in Company

Jornada de Humanologia no Atendimento ao Cliente Raízen promovida pela Play in Company

“Nosso desejo é que nossos funcionários, responsáveis por atender nossos clientes, consumidores e parceiros trouxessem soluções incrementais para o atendimento atual que já dava muito certo, promovendo uma nova cultura de atendimento que demonstrasse claramente a eficiência dos serviços prestados e a preocupação em levar solução de forma simples e humanizada ”, explica Sonia Dalefi, coordenadora de Relacionamento ao Cliente.

A última pesquisa de satisfação aplicada ao time obteve nível recorde de 99%. E, desde 2014, é reconhecido pela excelência, presteza e rapidez nas soluções de problemas. Mas, mesmo com os indicadores, a executiva entendeu que não poderia se acomodar, já que o cliente está cada vez mais exigente.

“Entendemos que o desafio seria grande, já que a necessidade de tornar o atendimento mais relacional - apesar do movimento inevitável de digitalização -, é a equação que vem ocupando a cabeça do mercado hoje. Além disso, como despertar o potencial criativo de uma equipe que já tem incorporado um padrão enraizado e que só traz resultados positivos? ” comenta Mirian Fávaro, sócia-diretora da Play in Company e facilitadora do processo.

“Como trabalhamos com uma metodologia totalmente customizável com peças de LEGO®, que são universais e promovem o hands on, apresentamos uma solução alinhada ao momento, ao perfil do time e aos objetivos da Raízen. Nas várias imersões que realizamos para entender o negócio da empresa e vivenciar de perto a experiência que o cliente B2B e B2C tem com a Raízen, identificamos que a criação de um mapa com a jornada do cliente seria fundamental para que os colaboradores e áreas se localizassem no processo de forma sistêmica, entendessem a importância da colaboração e se engajassem ainda mais na missão de encantamento dos clientes”, complementa.

Durante os workshops, os participantes tiveram a oportunidade de elaborar mapas de empatia, fazer pitchs de solução de problemas reais do dia a dia e de construir cenários ideais de atendimento humanizado, desenvolvendo diversas competências primordiais, como a escuta ativa, empatia, comunicação, protagonismo, senso crítico, simplificação, adaptabilidade, gestão de tempo, inteligência emocional, respeito e sensibilidade. Além disso, também trouxeram ideias sobre oportunidades, ações, processos, ferramentas, atitudes e emoções que serão trabalhadas na sequência pela gestão, para que os aprendizados se transformem em prática.

“A mensagem de que somos solucionadores e não realizadores de tarefas foi compreendida por todos. Utilizar uma ferramenta de treinamento prática e lúdica, totalmente diferente das tradicionalmente expositivas e que é capaz de engajar diferentes perfis, foi decisiva em nossa escolha e no resultado”, afirma Sonia. “Tenho certeza de que daqui para frente, após essa vivência profunda, todas as experiências serão retransmitidas em nosso atendimento”, finaliza.

Jornada de Humanologia no Atendimento Raízen promovida pela Play in Company

SOBRE O LEGO® SERIOUS PLAY®

O LEGO® SERIOUS PLAY® é um método visual e tangível de comunicação que desenvolve competências, estimula a inovação, a criatividade, a visão estratégica, o trabalho em equipe e promove 100% de participação. Como resultado, melhora a performance de pessoas e organizações.

Os blocos LEGO são uma linguagem universal e as metáforas que surgem dos modelos construídos pelos participantes, durante os workshops, são uma forma poderosa de desbloquear conhecimentos, trazer novas ideias e perspectivas à tona e alinhar a equipe em torno de uma visão compartilhada.

A metodologia foi criada pela LEGO®, a partir de uma extensa pesquisa científica nas áreas de negócios, desenvolvimento organizacional, psicologia e aprendizagem, em parceria com o IMD (International Institute for Managment Development), da Suíça, e o MIT (Massachusetts Institute of Technology), dos Estados Unidos.

A ferramenta já foi utilizada pela NASA e por inúmeras organizações em todo o mundo, como Asics, Avaya, Boston Consulting Group, Citigroup, Coca-Cola, Deloitte, Disney, Ebay, Fedex, Google, Hilton Hotels, LEGO, MasterCard, Microsoft, Nissan, Orange Telecom, Pfizer, Proctor & Gamble, Target, Unilever, Vale, Yahoo, entre outras.

No Brasil, a metodologia foi trazida oficialmente em 2013 pela consultoria Play in Company, que já levou a ferramenta para empresas como a própria LEGO do Brasil, Becton Dickinson, Honda, Vivo, Coferly, Scania, Grupo Boticário - Quem Disse Berenice, Eudora, The Beauty Box, Boticário -, Eurofarma, Claro, Specialized, Secretaria de Educação de São Paulo, Kingston, AES Tietê, Specialized, MDS Insurance, Grupo TPC, Fundação Vanzolini, Triumph Experience, Nike, Sebrae, Manserv, QEdu, Chem-Trend, Nexo, Sodexo, Otis, FS Security, QBE Seguros, Yahoo, Agência HUB, Engenhoteca, Grupo GPSS, International School, entre outras.

Quer saber mais? Fale conosco: atendimento@playincompany.com

140 visualizações0 comentário
bottom of page