top of page
  • Foto do escritorPlay in Company

Play in Company promove Programa de Desenvolvimento de Liderança para os executivos da TPC Logística


Um dos maiores desafios que os gestores enfrentam atualmente na liderança de equipes é a capacidade de entender as potencialidades pessoais e profissionais de cada colaborador e garantir que a equipe se mantenha engajada e sinta-se parte da organização. Isso exige empenho constante das empresas na busca de soluções criativas que melhorem a performance das pessoas e dos negócios. E, foi na Play in Company que o Grupo TPC, um dos principais operadores logísticos do País, encontrou a solução para ajudar no desenvolvimento do potencial de seus colaboradores.

Programa de Liderança Play in Company - TPC  Campinas

A Play in Company aplicou a metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® - que utiliza os blocos da marca - em workshops para desenvolvimento de liderança, com o objetivo de ampliar a percepção dos participantes no entendimento de toda a cadeia logística do Grupo TPC e nos processos envolvidos, bem como melhorar o modelo de atendimento ao cliente e a tomada de decisão nos negócios.

Além dos benefícios organizacionais, o Programa serviu também para trabalhar as competências que são hoje fundamentais para líderes de todos os segmentos, como a comunicação, a resolução de problemas, a criatividade, o senso crítico, o relacionamento interpessoal e a visão sistêmica. O senso de pertencimento e o autoconhecimento também foram pontos importantes trabalhados com os participantes.

Os treinamentos pilotos foram aplicados inicialmente nas unidades de Campinas (SP), para 50 pessoas, e de Salvador (BA), para mais 80 participantes. A estimativa é que a atividade seja ainda replicada nas demais unidades espalhadas pelo Brasil. Para Sirleno Viana, Gerente de Gente e Gestão do Grupo TPC, “a reação durante o treinamento foi muito positiva, pois os assuntos foram abordados com leveza e franqueza entre todos, tornando a internalização de conceitos mais eficaz”.

“Pudemos ver a alegria e engajamento dos colaboradores em participar de uma atividade nada convencional, mas que cumpre com o objetivo de otimizar processos, melhorar a comunicação e vencer os desafios enfrentados diariamente na operação logística, com criatividade e inovação. Temos certeza de que os resultados atingidos a partir de agora serão conquistados com mais diálogo e integração”, finaliza.

Programa de Desenvolvimento de Liderança Play in Company - TPC Campinas

A aplicação da metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® é altamente flexível e adaptável a qualquer tipo de demanda e de organização. Para isto, basta analisar o cenário em questão para propor desafios e ações que instiguem os participantes a se aprofundarem em questões pessoais e profissionais que necessitem de aprimoramento.

“No caso do Grupo TPC, percebemos que com a realização do Programa, os participantes puderam reconstruir e compartilhar suas percepções sobre o negócio, despertar e reavaliar suas próprias potencialidades e ainda entender a importância que cada um deles tem para que os resultados organizacionais sejam atingidos”, analisa Mirian Fávaro, facilitadora certificada na metodologia.

A aplicação da ferramenta de ideação ajudou a desenvolver uma comunicação democrática e um rápido senso de resolução de problemas, estimulando líderes e seus times a buscar soluções criativas para desafios que ocorram em qualquer ponto do sistema logístico da empresa.

SOBRE O LEGO® SERIOUS PLAY®

O LEGO® SERIOUS PLAY® é um método visual e tangível de comunicação que desenvolve competências, estimula a inovação, a criatividade, a visão estratégica, o trabalho em equipe e promove 100% de participação. Como resultado, melhora a performance de pessoas e organizações.

Os blocos LEGO são uma linguagem universal e as metáforas que surgem dos modelos construídos pelos participantes, durante os workshops, são uma forma poderosa de desbloquear conhecimentos, trazer novas ideias e perspectivas à tona, alinhar a equipe em torno de uma visão compartilhada.

A metodologia foi criada pela LEGO, a partir de uma extensa pesquisa científica nas áreas de negócios, desenvolvimento organizacional, psicologia e aprendizagem, em parceria com o IMD (International Institute for Managment Development), da Suíça, e o MIT (Massachusetts Institute of Technology), dos Estados Unidos.

A ferramenta já foi utilizada pela NASA e por inúmeras organizações em todo o mundo, como Asics, Avaya, Boston Consulting Group, Citigroup, Coca-Cola, Deloitte, Disney, Ebay, Fedex, Google, Hilton Hotels, LEGO, MasterCard, Microsoft, Nissan, Orange Telecom, Pfizer, Proctor & Gamble, Target, Unilever, Vale, Yahoo, entre outras.

No Brasil, a metodologia foi trazida oficialmente em 2013 pela consultoria Play in Company, que já levou a ferramenta para empresas como a própria LEGO do Brasil, Claro, Coferly, Scania, Grupo Boticário - Quem Disse Berenice, Eudora, The Beauty Box, Boticário, Eurofarma, MDS Insurance, Grupo TPC, Fundação Vanzolini, Triumph Experience, Manserv, QEdu, Chem-Trend, Nexo, Sodexo, Otis, FS Security, QBE Seguros, Yahoo, Agência HUB, Engenhoteca, Grupo GPSS, Cyrela, International School, entre outras.

SOBRE A TPC LOGÍSTICA INTELIGENTE

Criado há mais de 17 anos, o TPC está presente em 24 Estados e é especializado em operações de logística integrada, áreas alfandegadas, importação, exportação e transportes. Além disso, atua em vários segmentos da economia, como a indústria automotiva, cosméticos, consumo, eletroeletrônicos, energia eólica, produtos químicos, óleo e gás, portos, portos secos, saúde, telecomunicações e vestuário. São 850 mil m² de área de armazenagem, 3 milhões de entregas, 5 milhões de grãos e 500 mil carros movimentados por ano.

A empresa emprega 4700 mil pessoas e tem crescido em ritmo acelerado, com base em sua ampla carteira de clientes como Whirlpool, Ford, Groupe SEB, América Móvil, TIM, Nextel, Natura, Mary Kay, Puma, Zara Prada, Hugo Boss, Basf, Continental, Bunge, entre outros.

52 visualizações0 comentário
bottom of page