• Mirian Fávaro

Como Desenvolver Equipes de Forma Profunda e Transformadora


Desafios enfrentados e os aprendizados que eles proporcionaram durante a vida. Identidades pessoais, com experiências e forças que cada um traz para contribuir para o sucesso da equipe. Visões dos participantes sobre o time hoje, que, ao se agruparem, transformam-se em um complexo sistema compartilhado para ser analisado, olhado de outras perspectivas e transformado em tempo real pela equipe, a fim de ajudá-la a se integrar e fortalecer.

Tudo isso é materializado em modelos 3D, construídos com blocos LEGO pelos participantes, durante os workshops de TEAM BUILDING realizados pela PLAY IN COMPANY, com a metodologia LEGO Serious Play e a Andragogia.

Os resultados do uso da ferramenta no desenvolvimento de times são extremamente rápidos e efetivos, pois o processo permite aos participantes dar forma a pensamentos e percepções. Ao construírem e materializarem conceitos abstratos, tornam as ideias tangíveis e compartilháveis. Isso ajuda as pessoas a refletir mais profundamente sobre suas próprias visões e permite que os outros as compreendam melhor, promovendo uma interação mais efetiva.

SOBRE O LEGO SERIOUS PLAY

O LEGO® Serious Play® é um método visual e tangível de comunicação que desenvolve competências, estimula a inovação, a criatividade, a visão estratégica, o trabalho em equipe e promove 100% de participação. Como resultado, melhora a performance de pessoas e organizações.

Os blocos LEGO são uma linguagem universal e as metáforas que surgem dos modelos construídos pelos participantes, durante os workshops, são uma forma poderosa de desbloquear conhecimentos, trazer novas ideias e perspectivas à tona, alinhar a equipe em torno de uma visão compartilhada.

A metodologia foi criada pela LEGO, a partir de uma extensa pesquisa científica nas áreas de negócios, desenvolvimento organizacional, psicologia e aprendizagem, em parceria com o IMD (International Institute for Managment Development), da Suíça, e o MIT (Massachusetts Institute of Technology), dos Estados Unidos.

A ferramenta já foi utilizada pela NASA e por inúmeras organizações em todo o mundo, como Asics, Avaya, Boston Consulting Group, Citigroup, Coca-Cola, Deloitte, Disney, Ebay, Fedex, Google, Hilton Hotels, LEGO, MasterCard, Microsoft, Nissan, Orange Telecom, Pfizer, Proctor & Gamble, Target, Unilever, Vale, Yahoo, entre outras.

No Brasil, a metodologia foi trazida oficialmente em 2013 pela Play in Company, que já levou a ferramenta também para empresas como a própria LEGO do Brasil, Claro, Coferly, Scania, Grupo Boticário - Quem Disse Berenice, Eudora, The Beauty Box, Boticário -, Saint Gobain, Eurofarma, Grupo TPC, Triumph Experience, Manserv, QEdu, Chem-Trend, Scania, Nexo, Sodexo, Otis, FS Security, QBE Seguros, Yahoo, Agência HUB, Engenhoteca, Grupo GPSS, International School, entre outras.

#workshopsplayincompany #PlayfulLearning #andragogia #inovacao #teambuilding

78 visualizações