top of page
  • Foto do escritorPlay in Company

PLAY IN COMPANY USA A METODOLOGIA LEGO® SERIOUS PLAY® PELA PRIMEIRA VEZ NO BRASIL EM PROCESSO DE SEL


Jovens utilizam peças LEGO para demonstrar, na prática, suas estratégias de negócios aos recrutadores do Grupo Boticário

Seleção de Trainees LEGO Serious Play Grupo Boticário

Ao final de quatro dias de workshop, pilhas de peças LEGO de todos os tipos, cores, formatos e vários modelos, construídos pelos candidatos a trainee de uma empresa brasileira, estão dispostos sobre diversas mesas. No centro da sala, os grupos de jovens seguram complexos modelos LEGO que representam as estratégias de negócio que eles criaram durante a atividade e, um a um, apresentam suas propostas para os gestores das diversas áreas da empresa que acompanham todo o processo.

Foi assim, de forma totalmente inovadora, que 103 candidatos a trainee do Grupo Boticário foram desafiados a construir modelos e a contar histórias para expressassem suas identidades pessoais, experiências, visão estratégica, percepção da empresa, capacidade de liderança, de negociação e de trabalhar em grupo, utilizando a ferramenta LEGO® Serious Play®. “Tudo de forma lúdica, mas ao mesmo tempo séria e profunda. Revelaram, com a ajuda da ferramenta, habilidades, competências, atitudes e valores em tempo real, sob a observação atenta dos grupos de gestores de diversas áreas da empresa”, diz Mirian Fávaro, sócia-diretora da Play in Company e facilitadora do processo.

Como no Brasil o método nunca havia sido utilizado com a finalidade de selecionar trainees, a Play in Company, empresa que trouxe oficialmente a metodologia ao país em 2013, desenhou especialmente para o Grupo Boticário um workshop para ajudar a empresa a selecionar o grupo de candidatos do Programa Be Trainee 2017. “Queríamos algo realmente fora da caixa, que desse mais profundidade à leitura dos perfis dos candidatos. Tem muita gente boa no mercado, mas existe uma carência de ferramentas que permitam olhar mais profundamente as pessoas, não só na superficialidade”, afirma Eloiza Kitaka, coordenadora de Atração de Talentos do Grupo Boticário.

Com a ajuda da Play in Company, ao final do processo 24 trainees foram selecionados para trabalhar por 18 meses no Grupo Boticário. “A ferramenta nos ajudou a conhecer de forma muito mais rápida, profunda e assertiva os candidatos e a encontrar os perfis que procurávamos. Além disso, pudemos proporcionar aos participantes, por meio da vivência profunda que a metodologia proporciona, uma oportunidade de se expressarem de uma forma diferente, tangível e visual, de se conhecerem melhor e de também se desenvolverem durante o processo”, finaliza Kitaka.

SOBRE O LEGO SERIOUS PLAY

O LEGO® Serious Play® é um método visual e tangível de comunicação que desenvolve competências, estimula a inovação, a criatividade, a visão estratégica, o trabalho em equipe e promove 100% de participação. Como resultado, melhora a performance de pessoas e organizações.

Os blocos LEGO são uma linguagem universal e as metáforas que surgem dos modelos construídos pelos participantes, durante os workshops, são uma forma poderosa de desbloquear conhecimentos, trazer novas ideias e perspectivas à tona, alinhar a equipe em torno de uma visão compartilhada.

A metodologia foi criada pela LEGO, a partir de uma extensa pesquisa científica nas áreas de negócios, desenvolvimento organizacional, psicologia e aprendizagem, em parceria com o IMD (International Institute for Managment Development), da Suíça, e o MIT (Massachusetts Institute of Technology), dos Estados Unidos.

A ferramenta já foi utilizada pela NASA e por inúmeras organizações em todo o mundo, como Asics, Avaya, Boston Consulting Group, Citigroup, Coca-Cola, Deloitte, Disney, Ebay, Fedex, Google, Hilton Hotels, LEGO, MasterCard, Microsoft, Nissan, Orange Telecom, Pfizer, Proctor & Gamble, Target, Unilever, Vale, Yahoo, entre outras.

No Brasil, a metodologia foi trazida oficialmente em 2013 pela consultoria Play in Company, que já levou a ferramenta para empresas como a própria LEGO do Brasil, Grupo Boticário, Manserv, Seven Idiomas, Scania, Triumph Experience, Nexo, Sodexo, Otis, Agência HUB, Grupo GPSS, Cyrela, entre outras. Em parceria com a ADS Comunicação Corporativa, gera soluções de comunicação inovadoras aos clientes, agregando valor aos objetivos de negócio e aumentando sua eficiência.


113 visualizações0 comentário
bottom of page