top of page
  • Foto do escritorPlay in Company

PLAY REALIZA WORKSHOP DE ESTRATÉGIA EM TEMPO REAL COM LIDERANÇA DA CIBRA USANDO LEGO® SERIOUS PLAY®

Criar estratégias seguindo um planejamento tradicional, ou revolucionar a forma como a organização cria estratégias? A Cibra, que é uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do país e vem há anos crescendo acima da média da sua indústria, poderia optar por não mexer em um time que está ganhando. Mas, tendo a inovação como um de seus pilares, resolveu pensar em estratégia de forma criativa e imaginativa.


Ao invés de usar apenas uma abordagem convencional e seguir um plano estratégico rígido, decidiu adotar a estratégia emergente. Ágil e flexível, ela permite que a organização se adapte rapidamente às mudanças do ambiente e aproveite oportunidades. Para ajudar neste desafio, escolheram a Play in Company para aplicar, em parte do processo, uma metodologia também disruptiva, com uma abordagem tridimensional e sistêmica de construção de estratégias em tempo real: o LEGO® Serious Play®.



Durante dois dias de imersão, cerca de 80 líderes de todas as áreas da organização foram desafiados a construir cenários, exercitar a visão sistêmica e a tomar decisões estratégicas, em 3D. Em um diálogo aberto, democrático e inclusivo sobre o futuro, trouxeram diversidade e diferentes perspectivas para o processo, com engajamento e profundidade.


Em uma primeira etapa, compartilharam, com a ajuda de cores, formas e histórias, as forças dos times e as diferentes visões sobre o papel de cada área para contribuir com os objetivos táticos. Como resultado, construíram uma visão compartilhada e alinhada para nortear os times na jornada estratégica.



Em um segundo momento, divididos em times multidisciplinares, tangibilizaram, com os blocos LEGO, mapas mentais e canvas, os objetivos táticos e resultados-chave para alinhar o entendimento e acelerar a implementação da estratégia.


“Para nós foi uma oportunidade única participar da jornada de construção estratégica com a Cibra e aplicar a metodologia de forma profunda com um time tão aberto a explorar o novo e a revolucionar as coisas. Parabéns à Cibra por convidar novas vozes na organização para criar estratégias e pela cultura que valoriza a aprendizagem contínua, a experimentação e a adaptação.”, comenta Mirian Fávaro, sócia-fundadora da Play Company.




bottom of page