top of page
  • Foto do escritorPlay in Company

EXPLORANDO O ÁGIL E O PREDITIVO COM LEGO®: A PLAY PROMOVE UMA JORNADA HANDS-ON NO PMO DAY DA EQUATORIAL ENERGIA

Ágil ou Preditivo, eis a questão! Pra ajudar o time do Grupo Equatorial Energia a resolver este desafio milenar, a Play in Company foi convidada a criar uma abordagem inusitada. Durante os dois dias do 5º PMO Day, realizado no Maranhão, levamos um time multidisciplinar, de mais de 50 pessoas, a se aventurar em exercícios práticos que trouxeram os conceitos de gerenciamento de projetos à vida, de uma maneira inovadora, desafiante e divertida. Usando os blocos LEGO, criamos duas atividades hands-on para a equipe poder vivenciar as diferenças entre processos ágeis e preditivos na gestão de projetos, em tempo real.


WORKSHOPS RACING CHALLENGE E BRIDGE CHALLENGE PLAY IN COMPANY COM LEGO NA EQUATORIAL ENERGIA
WORKSHOPS DA PLAY IN COMPANY COM LEGO NO PMO DAY DA EQUATORIAL ENERGIA

No primeiro dia, os grupos mergulharam no mundo ágil com uma atividade de prototipagem de veículos, o Racing Challenge®. Sem um plano rígido, a equipe foi incentivada a iterar rapidamente, fazendo ajustes continuamente. A flexibilidade e a colaboração foram as estrelas da pista, demonstrando como a metodologia ágil permite adaptações rápidas e soluções criativas, em um ambiente dinâmico e imprevisível.



No segundo dia, mudamos de marcha e convidamos o time a transitar pela terra do planejamento, onde o desafio era construir pontes, na dinâmica Bridge Challenge®, criada especialmente pela Play in Company para o PMO Day. Com a missão de atender aos requerimentos e atingir metas, o time foi estimulado a seguir a abordagem preditiva, onde o planejamento e o controle eram essenciais. A atividade destacou a importância de um planejamento detalhado e da execução precisa em projetos, onde a estabilidade e a previsibilidade são cruciais.



Além de ajudar o time a exercitar e a entender profundamente as metodologias ágeis e preditivas, as atividades estimularam o desenvolvimento de diversas competências, como comunicaçãocolaboração, criatividadegestão de tempogestão de riscos, entre inúmeras outras soft skills. Com carrinhos ágeis e pontes preditivas, ficou claro que cada abordagem tem seu lugar e seu valor, dependendo do contexto do projeto, e que a chave do sucesso é combinar diferentes metodologias, conforme a necessidade.


2 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page