top of page
  • Foto do escritorPlay in Company

A Play in Company realiza uma Jornada de Inclusão e Aprendizado Lúdico com a Fundação Dorina Nowill

Olhar de uma nova perspectiva: este é o mote que tem inspirado a abordagem da Play in Company ao longo da nossa existência. E poucas coisas, na nossa jornada, foram tão provocativas quanto a necessidade de ressignificar exatamente o “olhar” ao trabalhar com a Fundação Dorina Nowill, instituição que atende pessoas cegas e com baixa visão.



Em 2018, a Fundação nos convidou para ajudá-los no planejamento estratégico do Programa Braille Bricks, um projeto que teria um grande impacto na educação e na inclusão de milhares de crianças cegas no Brasil e em todo o mundo.

No final da etapa do planejamento, surgiu a ideia de alinhar o time em torno do projeto, realizando workshops com a metodologia LEGO Serious Play. A ideia era promover uma experiência profunda para explorar a força do aprendizado lúdico que dá base ao programa, experimentando os blocos LEGO como ferramenta do projeto.

 

No início nos pareceu uma ideia bem desafiadora, uma vez que planejamos usar uma ferramenta visual para um grupo heterogêneo, onde pessoas com baixa visão ou cegas iriam participar, mas confiamos no processo e seguimos com o desafio. Não teríamos a abordagem visual, porém poderíamos explorar o caráter sinestésico e auditivo do processo,  ancorados  ainda pela poderosa conexão das mãos com o cérebro, a metáfora, o storytelling, o brincar e a imaginação.



 Começamos a nos preparar para um processo que seria muito transformador também para nós. Como facilitadores, acostumados a conduzir workshops de uma determinada forma, entramos em um modo de desconstrução e repensamos todo o processo, considerando um perspectiva realmente inclusiva. O processo foi um sucesso e, desde então, temos tido a oportunidade de desenvolver diversos projetos em parceria com a Fundação, como workshops de desenvolvimento para jovens cegos com foco na empregabilidade, por exemplo.

 


Em nossa última atividade com a Fundação, tivemos o prazer de trabalhar com um time de 20 pessoas de todas as áreas. Com o objetivo de fortalecer o grupo, exploramos forças e oportunidades para alavancar o processo de expansão e crescimento da Fundação. Como resultado: muitos insights, descobertas, aprendizados e diversão!







5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page